Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O ÓLEO DE LORENZO: CINEMA POSITIVISTA.

UMA NOTA INTELECTUAL...

Comte e o positivismo.
"Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto".
"Ter para prever, a fim de prover".
(Augusto comte)
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte nasceu em Montpellier no dia 19 de janeiro de 1798 e faleceu em 5 de setembro de 1857 em Paris, ao longo de sua vida desenvolveu estudo baseados na observação dos dados da experiência como a única verdadeira; foi influênciado por David Hume, Marquês de Condorcet, René Descartes, Galileu Galilei, Denis Diderot, ele (Comte) vai, para sempre marcar a história da humanidade com seus trabalhos que sempre estavam voltados para a análise da organização social vigente e das futuras gerações, negando que a explicação dos fenômenos naturais (causas: Natureza e Deus), bem como os sociais advenham de um princípio só e tendo por métodos os critérios “histórico e sistemático” o pai do positivismo buscará sintetizar a realidade do homem em módulos experimentais extraídos através de sistemas de observação dos fatos da realidade, que pode ser uma realidade aparente, abstrata e relativa; a palavra Positivo é empregada por Comte para opor-se às teorias negativas, críticas e subversivas da Revolução Francesa e do Socialismo. Em consonância com o pensamento Comtiano a ciência deve limitar-se a observação causal dos fenômenos de forma objetiva, neutra, livre de julgamentos de valores e ideologias, onde o método geral positivista incorreria, em especial, na observação de fenômenos naturais, e sustenta-se por duas premissas essenciais: a sociedade podendo comparar-se à natureza, na vida social reina, então, uma harmonia natural, e, a sociedade sendo regida por leis naturais, isto é, invariáveis e independentes da vontade e ação humanas; passado um tempo esta passa a ser uma “luz” também nos métodos de análises das ciências sociais, ainda que em certos casos, usado de forma equivocada; defendendo a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro, o Positivismo acaba por desconsiderar e/ou invalidar outras formas do conhecimento humano cujos resultados não são desdobrados (em sua produção) em análises metódicas cientificamente, logo, aquilo que não é comprovável “descamba” para um eixo de esfera do conhecimento cujo domínio é teológico-metafísico; o Positivista acredita que a única forma de progresso existente na sociedade advém dos avanços científicos.
Transcedentalismo Idealista Alemão, Romantismo Europeu: O Positivismo é uma corrente que vai “de encontro” à subjetividade e ao vago, onde os afetos do individual e coletivo são completamente ignoradas, limitando a experiência humana ao mundo sensí e ao conhecimento aos fatos observáveis. Substitui-se a Metafísica pelo Culto à Ciência, o Mundo Espiritual pelo Mundo Humano, por fim, o Espírito pela Matéria.


Dentre suas ideias mais notáveis estão a Lei dos Três Estados:
1º. Estado Teológico: imaginação, crença e o mito são utilizados para explicar os fenômenos da natureza povos primitivos;
2º. Estado Metafísico: argumentação. Forças físicas, químicas e vitais são utilizadas para explicar os fenômenos;
3º. Estado Positivo: Observação dos fenômenos e das relações existentes entre eles. Subordinação da imaginação e da argumentação à observação.
a Sociologia,
a síntese subjetiva e o,
humanismo; são ainda de sua bibliografia os trabalhos:
• Opúsculos de Filosofia Social (1816-1828);
• Curso de filosofia positiva, em 6 volumes (1830-1842) (em 1848 foi renomeado para Sistema de filosofia positiva);
• Sistema de política positiva, em 4 volumes (1825-1854);
• Discurso sobre o conjunto do Positivismo (1848);
• Catecismo Positivista (1852);
• Apelo aos conservadores (1855);
• Síntese subjetiva (1856);
• Correspondência, em 8 volumes (1816-1857);


O óleo de lorenzo.

“O óleo de Lorenzo” é uma produção Norte-americana de 1992, dirigido por George Miller, 135 min e em cores; conta a história de Lorenzo, um menino de 6 anos que, ao voltar de uma viagem da África, passa a ter um comportamento agressivo e descontrolado, observado pelos professores o pequeno herói desta narratuva é encaminhado a uma junta de cientistas onde é por fim, diagnosticado a ALD (Adrenoleucodistrofia) um tipo de leucodistrofia, um defeito congênito no metabolismo que provoca a degeneração cérebro, afetando somente o sexo masculino geralmente entre a idade de 5 a 10 anos, cujo progresso é ininterrupto e o fim inevitável, onde as vitimas são levadas a óbito sempre em um prazo de 24 meses depois do diagnóstico por conta de nível anormal de gordura no cérebro, onde, cadeias muito longas de gorduras saturadas não são metabolizadas, existe uma enzima que deveria metabolizar estas gorduras, mas, nos portadores de ALD ela é defeituosa. Desde então uma sequência de possibilidades remotas abrem-se para a familia de lorenzo, até o momento em que os pais (Michaela Odone e Augusto Odone) resolvem, além de investir de próprio bolso em pesquisas, participar dos estudos da cura desta enfermidade raríssima.
Ainda que o filme termine ao som de um canto gregoriano e iluminado por uma pintura renascentista em uma cúpula, é positivista do início ao fim, um ótimo exemplo de metodismo científico, de algo como objeto de estudo (Lorenzo), observável, acompanhável, manipulável; é interessante perceber em algumas cenas o “tom seco” próprio do lado racional do ser humano (ex: a cena em que os pais ficam sabendo do diagnóstico do filho, a cena da cronologia das deficiências advindas através dos meses: surdez, cegueira, tetraplegia, fala...), proóprio do ser humano pós-positivista.
Um outro ponto a ser explanado é a dieta partida “quase de senso comum” para atenuar a doença (com péssimos resultados ou nenhum), isto figurativamente mostra que a ciência, por vezes, durante a história da humanidade moderna e reconhecida como um arauto do melhor conhecimento é , na verdade, só uma “farsa” que, esconde as suas reais limitações; e, se é concebível pensar que o Positivismo prega o racional e o método, não é possivel pensar em subjetividade, tampouco em fé ( falo do transcedental), a espiritulidade não é bem explorada nesta trama, por isso ressalto que o propósito positivista cabe perfeitamente ao filme, pois este último acentua características muito bem demarcadas desta corrente tão importante para o mundo moderno.
...Fugindo do tema...
Foi possível constatar, ao assitir o filme, um total despreparo e falta de interesse da ciência por questões que afetam um número baixo de pessoas, a exemplo de enfermidades raras, considerando que a ALD até 10 anos atrás nem tinha uma denominação e dez anos depois não havia nehum tipo de tratamento ou mesmo pesquisas sérias, que, visassem o bem estar destas família adoecidas por este mal; faltam ainda políticas públicas de apoio acompanhamento e aconselhamento para estas demandas, se a trama ( O óleo de Lorenzo) é ambientada nos EUA, fica nítido que o problema é global e até em países que, pomposamente, denominam-se “primeiro mundo” é possível encontar estas realidades que desmascaram os “perfeitos” programas de saúde da América do norte e Europa, bem como a manipulação da informação e validação de tratamentos mais eficazesque ainda não foram patentiados, permitindo então o óbito daqueles que “aguardam silenciados” em uma corrida velada contra o tempo e um sistema que, de fato, não reconhece a todos.